Sugestões de Aulas

Aqui você pode acessar diversas aulas e coleções de aulas sobre Música na  Escola. Você também pode acessar através do site do Portal do Professor onde encontrará aulas sobre outros temas interessantes.
 
…………………………………………………………….
 
                                                          Coleções de aulas 
 
Música, danças e ritmos - O objetivo da coleção “Músicas, danças e ritmos” foi selecionar aulas que abordassem diferentes possibilidades de trabalhar esses temas buscando metodologias diversas e criativas.
 
Sons com o corpo e brinquedos musicais - Nessa coleção o(a) professor(a) encontrará uma sequência de aulas que explora a relação entre o corpo e a produção de sons e ritmos musicais. 
 
Oficina e jogos musicais - Esta coleção de aulas se utiliza de jogos, brincadeiras e situações pouco comuns na educação musical tradicional para gerar conhecimento na área em questão. Pontos diversos serão abordados, como: dinâmica, ritmo, pulsação, notação, parâmetros do som, arranjo, entre outros.
 
Composição: uma abordagem inicial – análise, elementos e exercícios - Essa coleção de aulas visa aproximar os alunos do universo da Composição Musical, buscando provê-los de ferramentas para aumentar sua capacidade crítica frente à produção musical mundial e desmistificar uma atividade que, muitas vezes, é entendida como algo para apenas alguns “eleitos”, “inspirados”.
 
Música popular - Nesta coleção as crianças terão oportunidade de aprender sobre a Música Popular no Brasil, destacando aspectos tais como: diferentes estilos em que a música popular se apresenta, a história de vida de alguns compositores brasileiros, várias formas de escrita do texto ‘música’. 
 
Música e cinema - A coleção apresenta sugestões de aulas para trabalhar arte, mais especificamente música e arte visual. Nessas aulas a linguagem musical e visual é abordada em diferentes contextos. Em cada sugestão de aula o professor poderá trabalhar os conteúdos da música: ritmo, duração, intensidade, altura, timbre; as características dos instrumentos musicais e a apreciação de obras musicais. 
 
- “Música – as fontes de criação – Samba: variedades e contexto histórico” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=322- Música – o contexto da obra artística, o contexto da comunidade e as fontes de criação – Modernismo musical: conceito e criação - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=532

- Cantigas Folclóricas - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=177

- Música – estrutura morfológica e sintática – arranjo musical: análise e criação - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=445

…………………………………………………………………………………………………..

 
Educação Infantil
……………………………………………………………. 
Ensino Fundamental Inicial

……………………………………………………………. 

 Ensino Fundamental Final

 Música durante a República Democrática no Brasil – UCA

……………………………………………………………. 
Ensino Médio
 
  Música Popular Brasileira – O Choro
 Música Popular Brasileira : O Samba 
 Música Popular Brasileira - A Constituição dos Primeiros Ritmos Brasileiros 
Revolução dos Cravos na Música Popular
Música no Exílio
…………………………………………………………….
Educação de Jovens e Adultos
 
  MÚSICA – Percussão corporal: Mãos
 MÚSICA: Percussão Corporal – Tronco 
 MÚSICA – Percussão corporal: Pés 
-MÚSICA – Percussão corporal: Boca 
 
……………………………………………………………. 
Educação Indígena
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 89 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: